Reforma nas férias: como aproveitar o mês de julho para melhorar a iluminação de casa

2021 já está na metade! E, junto com o mês de julho, chegaram as esperadas férias de inverno! Um momento propício para fazer aquela reforma especial em casa e realizar os sonhos de toda a família.

No meio dessa empolgação de férias de julho, são muitas ideias para se colocar em prática, tanto que alguns aspectos do projeto acabam sendo esquecidos ou deixados para o final. Caso muito comum que ocorre com a iluminação e, que pode comprometer a sensação de bem-estar nos ambientes.

Veja também:

Confira um guia para acertar na hora de reformar e iluminar cada espaço. Confira!

Primeiros passos

A iluminação é um dos itens que não podem faltar para trazer funcionalidade e estética para a casa. Considerada uma das peças-chave, a luminotécnica deve ser pensada desde o início da reforma, durante a criação do novo layout e na escolha dos elementos nos ambientes. Assim, quanto mais detalhado o projeto, melhor será a disposição dos pontos de luz no espaço e, consequentemente, mais eficiente será a iluminação às necessidades dos usuários. Sendo assim, sempre procure o auxílio de profissionais especializados para esse trabalho.

A luminária de piso traz praticidade e elegância à varanda | Projeto de Pati Cillo e foto de Emerson Rodrigues

Iluminação bem pensada

Antes de usar seu mês de julho para reformas, é importante que seja feito um questionário para conhecer o cotidiano dos moradores, além de suas preferências, para que sejam encontradas as melhores soluções em iluminação.  Somado a isso, deve-se ter em mente uma noção sobre os acabamentos de paredes, pisos, teto e mobiliários, a disposição do layout, objetos decorativos e funcionalidade dos espaços, para que a luminotécnica leve em consideração a interferência desses elementos e consiga fornecer o melhor tipo de luz para os cômodos. Inspirações sobre as tendências do momento, novas tecnologias, variedade de modelos também auxiliam nesta tarefa.

Aproveite a luz natural

Nada mais gostoso do que abrir as janelas e sentir a luz do sol! Essa é uma ótima opção que traz aconchego, conexão com a natureza, benefícios para a saúde e o humor, além de economia de energia. Por isso, na hora de reformar os espaços, privilegie todas as entradas de luz solar, de forma que a iluminação natural e a artificial se complementem. Dessa forma, as luzes das lâmpadas podem contribuir com a sensação de conforto na casa e dar continuidade a essa sensação durante a noite.

Trilhos e spots aliados à luz natural garantem a iluminação do apartamento | Projeto de Robert Robl e foto de Rafael Renzo

Escolha das cores x iluminação

A iluminação está diretamente relacionada com as cores das paredes e revestimentos. As mais claras tendem a refletir mais a luz, portanto, são necessárias luminárias com menor fluxo luminoso (lúmens – medida que determinada a quantidade de luz), do que um local com revestimentos mais escuros. Além disso, as paletas de cores mais frias (como azul, verde e cinza) são mais valorizadas com a iluminação de temperatura de cor neutra ou branco frio (4000K a 6500K), enquanto as cores nas tonalidades mais quentes (como amarelo, vermelho e laranja), são mais recomendadas com o uso de lâmpadas de temperatura de cor âmbar ou branco quente (2400K a 3000K).

 Cantinho para trabalho e estudos | Projeto de Carmem Avila e foto de Emerson Rodrigues

Home Office

Para quem vai montar ou reformar o cantinho de home office no mês de julho, a dica é incluir um tipo de iluminação funcional e com menos sombras possíveis, condição adequada para a realização de atividades de trabalho ou estudo. A temperatura de cor mais indicada é a neutra (4000K) para a luz geral, pois estimula a concentração. Porém, também vale apostar na luz de temperatura branco quente (2700K a 3000K) em pontos de apoio (como abajures e arandelas de canto) para trazer um ar descontraído, que estimula a criatividade. A mescla de efeitos de luz direta e indireta também valoriza esse tipo de ambiente.

Pontos de eletricidade

Para garantir a segurança da obra, as profissionais Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura trazem uma dica importante: “Os apartamentos construídos antigamente não tinham a mesma demanda de pontos de eletricidade, em comparação com a necessária atualmente. Então, além do aumento da quantidade de pontos, tanto o quadro de luz como toda a fiação devem ser refeitos de acordo com a nova realidade, para evitar sobrecargas ou curtos. A iluminação deve ser planejada e direcionada juntamente com outros aspectos do projeto antes mesmo do início das obras” aconselham.

Pendentes com led integrado valorizam a parede verde | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

Reforma Rápida

Já para quem tem pouco tempo, uma reforma rápida em julho, com menos quebra-quebra e mais mudanças na decoração, é uma solução interessante para mudar o astral. Dessa forma, as peças de iluminação mais indicadas são aquelas de simples instalação e praticidade máxima. Opções como trilhos e spots são versáteis, devido a sua composição inteiramente eletrificada, que garante a inserção e a retirada de quantos spots forem necessários. A escolha é perfeita para quem possui um único ponto na laje e deseja trazer uma iluminação mais cênica. Outras opções são as luminárias de mesa ou piso, chamadas também de Plug and Play, que oferecem interferência mínima, pelo fato de serem instaladas diretamente nas tomadas, ou seja, evitam interferências nas paredes ou teto.

Foto: Divulgação/Yamamura
Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top